O Sindicato – SIMME
UTF-8
Sistema FIRJAN
MENUMENU

O Sindicato

Desde 1936 representando as empresas cariocas

Fundado em 30 de novembro de 1936, o SIMME é um dos sindicatos patronais mais antigos do país. Sua história como representante das indústrias mecânicas e de material elétrico do Rio de Janeiro é marcada pelo comprimisso com o desenvolvimento econômico e social. O sindicato chegou a ser um dos maiores sindicatos patronais brasileiros na década de 70 reunindo um grande número de empresas que movimentam a economia do estado.

Hoje, mais de 3 mil empresas contribuem anualmente para a entidade e mais de 100 empresas fazem parte de seu quadro de associadas. Dessas empresas, algumas estão desde a fundação do sindicato. São mais de 70 anos de existência em defesa dos interesses das empresas, sempre visando o desenvolvimento de forma responsável. Por isso, o SIMME é importante parceiro para o desenvolvimento do Rio de Janeiro.

Vários projetos importantes para o país e para o estado nasceram nas dependências do sindicato por influência de suas lideranças, Entre eles a Organização Nacional da Indústria do Petróleo – ONIP – cuja idéia nasceu nas reuniões do SIMME. Outro projeto que teve origem no SIMME foi o Fórum Metalmecânico do Rio de Janeiro, que congrega as indústrias do setor e que hoje é um dos programas da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro – FIRJAN.

Essa mentalidade empreendedora e de inovação motiva o SIMME a manter-se sempre em sintonia com o mercado e suas tendências. Atento às novas exigências e necessiades das empresas, a entidade ampliou suas atividades incluindo diversos serviços importantes para as empresas.

A realização da pesquisa setorial e o lançamento do Guia da Indústria Metalmecânica e de Material Elétrico do Rio de Janeiro são duas iniciativas que marcam essa nova fase do SIMME, em perfeita sintonia com a economia do país e do nosso estado e buscando cada vez mais ser um instrumento de apoio à indústria.

Compartilhe: