A Reforma Tributária:
17 de Janeiro de 2025
A FIRJAN defende e lidera, desde a década de 90, o debate sobre a necessidade de aprimoramento do sistema tributário brasileiro, confuso, complexo, injusto e, certamente, um dos principais entraves para o crescimento da indústria nacional.
Durante a tramitação da PEC 45 e do PLP 64/2024, estivemos atentos a todos os pleitos dos sindicatos que compõem a nossa base e fomos ao campo na defesa dos interesses de cada um deles. Em alguns tivemos êxitos, em outros não; a água mineral, por exemplo bateu na trave, o Senado acolheu a emenda do setor no texto, mas foi retirada pela Câmara dos Deputados. Lutamos até o fim contra a ZFM. Lideramos encontros entre todas as federações do Sul e Sudeste para mobilizar as bases na defesa dos nossos interesses.
Ainda que nem todos os pleitos pontuais tenham sido atendidos, tributaristas, economistas e especialistas no tema são unanimes ao afirmarem que o texto final aprovado traz enormes avanços, simplifica e reduz significativamente o custo do gerenciamento fiscal das empresas. O crédito amplo e a incidência do imposto por fora trazem mais clareza para todos, inclusive do tamanho da carga tributária que é suportada pelos contribuintes.
A aprovação da reforma não é o fim, é o inicio de um novo tempo, inclusive de novas lutas.
Abs.