1- Qual é a importância da contribuição sindical patronal?
A contribuição é fundamental para que o sindicato possa atuar e fortalecer as indústrias junto às esferas governamentais, nas negociações coletivas de trabalho e contribuir para a melhoria do ambiente de negócios empresarial. Evidencia-se esta importância cada vez que o sindicato obtém conquistas para seu setor empresarial; as vantagens obtidas da negociação ou participação junto ao órgão do Poder Executivo ou Judiciário são estendidas, via de regra, a todos que fazem parte da mesma classe econômica, indistintamente.
Saiba mais sobre a defesa de interesses e demais benefícios oferecidos pelo sindicato.
2- Quando contribuir?
Uma vez por ano.
3- Qual entidade representa a categoria econômica da minha empresa?
Deve-se observar a definição da atividade econômica do empreendimento descrita no contrato social da empresa e sua localidade. No caso de a empresa exercer várias atividades, deve prevalecer a atividade predominante. Portanto, para esclarecer a qual sindicato sua empresa deve contribuir, certifique-se primeiro qual o sindicato representa a categoria econômica de sua empresa e se base territorial do sindicato abrange o município onde está localizada sua empresa.
Os CNAES representados pelo SIMME podem ser conferidos clicando aqui.
4- Como calculo o valor de minha contribuição?
A contribuição sindical reflete sobre o capital social da empresa. Seu cálculo deve ser elaborado de acordo com a tabela apresentada anualmente pela Confederação Nacional da Indústria, disponível no site do Sistema FIRJAN.
5- Onde eu imprimo a guia de pagamento?
A emissão da guia de contribuição sindical patronal pode ser feita aqui.