RJ registra saldo positivo de empregos em todos os grandes setores econômicos em abril, destaca Firjan – SIMME
UTF-8
Sistema FIRJAN

NOTÍCIAS

RJ registra saldo positivo de empregos em todos os grandes setores econômicos em abril, destaca Firjan



Levantamento feito pela Firjan, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), destaca que em abril o estado do Rio criou 18.114 empregos com carteira assinada, com todos os grandes setores econômicos registrando saldo positivo.

O setor de Serviços, com 10.007 novos postos de trabalho, foi o maior contratante, puxado pelos segmentos de Restaurantes e Outros Estabelecimentos de Serviços de Alimentação e Bebidas e Serviços de Engenharia.

A Indústria – de transformação, extrativa, construção e Serviços Industriais de Utilidade Pública – aparece em seguida, com 4.558 novos empregos. No setor, os destaques são Construção de Edifícios e Instalação de Máquinas e Equipamentos.

O Comércio voltou a contratar após iniciar o ano com saldo negativo. Em abril, o setor, impulsionado pelo ramo de Hipermercados e Supermercados, criou 3.348 postos de trabalho. A Agropecuária também apresentou saldo positivo de 201 vagas no estado.

A maior parte dos municípios fluminenses registrou novos postos de trabalho em abril: 68 das 92 cidades tiveram saldo positivo, com destaque para Capital (+7.876), Niterói (+1.274) e Macaé (+1.131). O saldo de todos os portes de empresas foi positivo no mês.

Acumulado de janeiro a abril

Com o resultado positivo de abril, o estado do Rio registrou 50.526 novos empregos formais no acumulado dos quatro primeiros meses do ano. O setor de Serviços (+40,9 mil) foi o que mais contratou. A Administração Pública e os segmentos de Educação e Alimentação se destacaram como os principais contratantes.

A Indústria, com 16,3 mil novos empregos, aparece em seguida. A construção civil (+9,4 mil) foi a principal responsável pelo bom desempenho do setor em 2023. A Agropecuária (+289) também registrou saldo positivo, enquanto o Comércio (-7,0 mil) continua com saldo negativo no ano, apesar do resultado positivo em abril.

A Firjan também aponta as dez classes econômicas que mais contrataram no estado do Rio em 2023:

• Administração Pública em Geral (+8.807)
• Serviços de Catering, Bufê e Outros Serviços de Comida Preparada (+3.841)
• Atividades de Apoio à Gestão de Saúde (+3.657)
• Construção de Edifícios (+3.333)
• Ensino Fundamental (+3.333)
• Restaurantes e Outros Estabelecimentos de Serviços de Alimentação e Bebidas (+2.584)
• Limpeza em Prédios e em Domicílios (+2.406)
• Serviços de Engenharia (+1.925)
• Educação Infantil – Pré-Escola (+1.741)
• Educação Infantil – Creche (+1.686)

Fonte: Firjan

Compartilhe: