Receita Federal automatiza cobrança para o Simples Nacional – SIMME
UTF-8
Sistema FIRJAN

NOTÍCIAS

Receita Federal automatiza cobrança para o Simples Nacional



A Receita Federal do Brasil (RFB) iniciou neste mês de julho a emissão de autos de infração de forma automatizada para as empresas optantes pelo Simples Nacional. Na prática, isso significa que a Receita enviará cobranças de forma automática para os contribuintes!

Para que essa automação fosse viável, o fisco brasileiro está lançando mão de uma ferramenta com elevado grau de tecnologia e inteligência artificial. Confira mais detalhes a seguir!

Como funcionará a automação da cobrança do Simples Nacional?

A ferramenta construída pela RFB é capaz de encontrar diferenças e divergências por meio do cruzamento das informações prestadas pelas empresas sobre o total da sua receita bruta para geração do DAS na plataforma do Simples Nacional e dos montantes totais das Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) emitidas.

Como ocorre a emissão do auto de infração automático do Simples?

As empresas autuadas receberão os comunicados por meio do Domicílio Tributário Eletrônico (DTE) diretamente no Portal do Simples Nacional. Diversas empresas já receberam autuações para efetuarem o recolhimento de impostos devidos e não declarados nos últimos dias.

Qual a recomendação para as empresas com pendências?

As empresas que ainda não receberam o auto de infração, podem se antecipar e verificar desde já se existem falhas em suas apurações e declarações do Simples Nacional. Caso alguma inconsistência seja encontrada, é possível retificar os arquivos transmitidos ao fisco e efetuar o recolhimento dos tributossem que haja acréscimos a título de multa e juros. O ideal é que sejam  revisadas e retificadas as pendências referentes aos últimos 5 anos.

Fique atento(a) e siga acompanhando o blog da Artdata para ficar por dentro das próximas novidades sobre o tema!

Compartilhe: