Como higienizar o ambiente de trabalho é uma das principais dúvidas nas empresas – SIMME
UTF-8
Sistema FIRJAN

NOTÍCIAS

Como higienizar o ambiente de trabalho é uma das principais dúvidas nas empresas



A higienização do ambiente foi a maior dúvida apresentada pelos empresários durante a live realizada pela Firjan sobre prevenção à saúde para indústria. A transmissão ao vivo para associados, pelo YouTube, foi na segunda-feira (30/03), com profissionais da Firjan SESI: Débora Martins Erthal Camara, gerente de Saúde e Segurança do Trabalho, que fez a intermediação; Rita de Cassia Oliveira, coordenadora médica de Saúde; e Andrea de Goes Camargo, especialista Médica em Saúde Ocupacional.

Para manter a saúde dos trabalhadores com funções que não podem ser desempenhadas em home office, as medidas de higiene na empresa precisam ser reforçadas. Andrea sugeriu a possibilidade de alternância de turnos, manter os postos de trabalhos mais afastados, e priorizar a ventilação natural, com as janelas abertas, para não recircular o ar. “A higienização é a melhor forma de prevenção, além do isolamento social. Água e sabão para a pele, principalmente as mãos. Para materiais eletrônicos, álcool 70. E para superfícies em geral, como portas, maçanetas, mesas e mercadorias, pode ser utilizado, além do álcool ou álcool gel 70, uma solução clorada de três medidas de água para uma medida de cloro”, destacou.

Rita ressaltou a importância de os empresários reforçarem com os seus funcionários o impedimento temporário da proximidade física. “Precisamos ser rigorosos com a higiene e utilizar de criatividade para manter seguros trabalhadores, clientes e fornecedores, como, por exemplo, uma faixa que mantenha o distanciamento entre a recepção e o cliente”.

As especialistas ainda ressaltaram que o contágio só é feito por gotículas e não no ar. As formas diretas de contágio são pelos orifícios da face – quando alguém espirra ou tosse, por exemplo. E a forma indireta que se dá quando a pessoa toca as superfícies que foram contaminadas por essas gotículas. Por isso, a importância de se deixar o local ventilado e não compartilhar talheres, copos, toalhas e outros utensílios.

Fonte: Firjan

Compartilhe: